Você é um líder?

Líderes precisam transpirar energia positiva. Definir a visão. Montar excelentes times. Decidir. Inovar. Executar.“, Jack Welch

Ser líder dá trabalho. Se for tomar pela frase do Jack Welch acima, dá muito trabalho.

Os mega salários que os CEOs (presidentes, líderes) das grandes empresas ganham não são pagos à toa. Esses caras, quando realmente fazem diferença, são os “defensores” da estratégia, responsáveis pela sua execução, que apontam o futuro e reforçam o foco.

Numa pequena empresa não é diferente: o líder é o “dono” da estratégia, é ele que se depara com as difíceis decisões que mantém, ou não, a empresa no foco, escolhe, treina e coordena as pessoas e deve sempre procurar transmitir uma atmosfera positiva, otimista, para embalar a turma numa vibração construtiva e eficiente. Além de tudo isto, no final do dia, ainda tem que meter a mão na massa, pois, enquanto a empresa for pequena, tem coisa que só ele pode fazer. Trabalho duro!

Mas a frase do Jack Welch não se aplica somente a CEOs e presidentes, serve também para um líder de departamento, um gerente, por exemplo. Neste caso, a frase é um ótimo parâmetro para se analisar a aptidão de um líder: Um sujeito otimista, com bastante energia, que pensa no futuro, toma rápidas decisões, inova, executa e, ainda, se preocupa em montar grandes times, o que implica em selecionar, treinar e coordenar pessoas.

Se você ainda não é um líder, reflita se você possui essas aptidões. Se você já é um líder, você está fazendo tudo o que deveria?

Alexandre Ribenboim.