Por escrito e avante!

por_escritoA estratégia da sua empresa deve ser colocada por escrito, o que vamos chamar aqui de declaração da estratégia. Devemos, como gestores, nos dar ao trabalho de produzir um texto, com início, meio e fim, que descreva onde queremos chegar, com quais atividades e recursos, lançando mão de quais diferenciais para nos tornar e manter competitivos no mercado.

O que recomendo é que você escreva a estratégia da sua empresa, dividindo o texto nas seguintes quatro partes: (reserve um bom tempo para este trabalho)

(1) Objetivos de longo prazo – aonde queremos chegar?
(2) Escopo de atuação – com quais recursos? quais atividades serão executadas? o que não faremos?
(3) Vantagens competitivas – o que nos difere dos competidores?

e, finalmente, a parte mais importante:

(4) Lógica – por que vamos chegar lá?

A lógica (4) nos faz compreender por que conseguiremos alcançar os objetivos de longo prazo que desejamos (1), com o escopo de atuação definido (2) e as vantagens competitivas apontadas (3).

Se a lógica não faz sentido (não é lógica, para quem a lê), se a lógica não estiver clara, até mesmo para uma pessoa que não faça parte da empresa (faça o teste), a declaração da estratégia ainda não está pronta.

Vamos ver mais sobre cada uma das quatro partes que compõem a declaração da estratégia nos próximos posts do blog Gestão Singular.

Alexandre Ribenboim