Plano de ação para preencher

wpid-ferramentas-2010-06-9-15-20.pngEu acredito muito na sorte. Percebi que, quanto mais eu trabalho, mais sorte tenho.”, Stephen Leacock.

Motivado pelo último post, que descreve, em detalhes, o formato de um plano de ação, elaborei um modelo (template) para você baixar e elaborar um plano para a sua empresa.

O plano de ação é uma ferramenta de planejamento, utilizado antes de se partir para a ação, propriamente dita, mas que não se restringe a umas folhas de papel, contendo os objetivos e as ações que devem ser executadas pela empresa nos próximos meses (o planejamento, em si). O plano de ação possui outros usos, outras atribuições, bem práticas para o dia a dia da empresa.

A partir da elaboração de um plano de ação, você pode produzir um painel de controle com as métricas, os indicadores, para o crescimento e a gestão do seu negócio – algo que você usará para comparar o “antes”, o “agora” e o “depois”, refletindo, ao longo da execução, sobre o progresso do planejamento e corrigindo os rumos.

Um plano de ação é, ainda, base para a elaboração de cronogramas por área ou para toda a empresa e uma ótima ferramenta para pautar as reuniões periódicas da diretoria.

E mais, se a sua empresa remunera, ou deseja remunerar, seus funcionários por performance, o plano de ação, juntamente com suas métricas, é uma excelente ferramenta para se deixar claro o que é considerado performance e, a partir daí, medir a realização dos objetivos no fim do período.

Clique aqui para ver e baixar o modelo e não deixe de usar uma ferramenta como o plano de ação nos seus esforços de crescimento e gestão.

Alexandre Ribenboim.

Faça um comentário