Fernão de Magalhães (1)

fernao-1Fernando de Magalhães (ou Fernão de Magalhães) foi o navegador português que descobriu o estreito (de Magalhães), no sul da América do Sul, que liga os oceanos Atlântico e Pacífico (aliás, foi ele quem primeiro chamou o oceano Pacífico de oceano Pacífico). Sua expedição foi a primeira que deu a volta no globo. Toda a história deste extraordinário feito se deu entre 1517 e 1522.

Pois Fernando de Magalhães era um empreendedor e seu feito (a expedição, a circunavegação da Terra) uma empresa.

Na época, o papa havia dividido as terras por descobrir em duas partes (Tratado das Tordesilhas, assinado em 7 de julho de 1494), uma parte cabia aos portugueses e a outra aos espanhóis. Os portugueses já dominavam o caminho da Europa pela África para as Índias, cabia aos espanhóis a outra parte, da recém descoberta América também até as Índias, porém pelo outro lado.

Mas, não se sabia chegar do outro lado. O que os navegadores conheciam, até aquele momento da história, era uma extensa parede de terra – a América, que se julgava intransponível, tanto ao norte quanto ao sul.

Quais elementos motivam Magalhães a realizar sua expedição (quais eram os seus objetivos de longo prazo)? Comerciar especiarias com as Índias e conquistar e explorar terras desconhecidas.

Nos próximos posts vou usar a história de Magalhães para ilustrar alguns acertos e erros que fazemos até hoje em nossas empresas.

Alexandre Ribenboim.