Eficiente e gastando pouco

cloud_computing

Não há dúvidas que a informática oferece grandes oportunidades de ganhos de eficiência operacional para as empresas. Quanto mais informatizada uma empresa está, mais preparada para competir no seu mercado local e global.

Mas informatizar uma empresa envolve investimentos e despesas. Investimentos na compra de computadores (hardware) e de licenças de software. Investimentos, ainda, no desenvolvimento de sistemas proprietários, quando necessários. E despesas na manutenção de tudo isto, na atualização dos sistemas, no backup dos dados, na segurança das informações armazenadas e que trafegam pela rede.

Para as pequenas e médias empresas e startups esses investimentos e despesas são, muitas vezes, inviáveis.

A internet trouxe uma alternativa para tornar acessível, financeiramente e literalmente, sistemas (aplicativos / ferramentas) para as empresas que não tem porte para investir e manter soluções privadas, proprietárias. Trata-se dos chamados software da nuvem (cloud computing) que dispensam o investimento em servidores e cobram por uso (Software as a Service – SaaS).

Esses software, que já são encontrados às dezenas na internet, podem mudar (reforço a palavra mudar!) a vida da pequeno e médio empresário e gestor, com ganhos de eficiência na operação e gestão, acesso de qualquer lugar (em casa, ou viajando) e com qualquer dispositivo (smartphone, por exemplo).

Veja, no link a seguir, uma apresentação sobre essas ferramentas, suas vantagens e os cuidados que devemos tomar para contratar um serviço na nuvem. No final da apresentação, faço um inventário, das principais ferramentas encontradas na internet, por tipo de uso.

http://www.gestaosingular.com.br/conteudos

Alexandre.