Dificuldade de foco

wpid-foco2.jpgThis is the most focused company I know of, am aware of, or have any knowledge of… We say no to good ideas every day.”, Tim Cook, sobre a Apple.

Uma empresa em crescimento – uma start-up, por exemplo – esbarra, ou produz, oportunidades interessantes a todo momento: vender para um mercado geograficamente diferente, criar um novo produto ou modificar um produto já existente para expandir os segmentos de clientes ou, ainda, entrar em outro negócio, potencializando recursos existentes.

Empresas de serviços são, particularmente, suscetíveis a novas oportunidades. Crescem agregando diferentes tipos de solução, muitas vezes apenas por não saber dizer não aos clientes.

Até aí tudo bem, o problema ocorre quando estes crescimentos são desordenados e distraem a organização, desviando o foco do essencial.

Uma empresa sem foco é uma empresa que tem dificuldade de afirmar a sua identidade, se diferenciar perante a concorrência e, portanto, dificilmente conquista e defende sua posição em um mercado.

Não se pode decidir por sair do foco no afã de aumentar o faturamento, ganhar peso e importância no mercado e potencializar o uso dos recursos. Deve-se medir o impacto que esses movimentos têm sobre a estrutura, sobre os recursos limitados, por exemplo, o tempo dos gestores, e qual a consequência na qualidade do atendimento aos atuais clientes.

Planeje bem e se mantenha no foco. Lembre-se que sua empresa está aqui para o longo prazo.

Alexandre Ribenboim.