Como se faz para crescer?

wpid-crescer.pngQuando se é criança, crescer logo parece trazer vantagens. Ver aquele filme proibido, dormir mais tarde, viajar com os amigos, certamente, estão entre os desejos proibidos.

E com as empresas… uma empresa pode querer crescer rápido? É possível acelerar o crescimento de uma empresa? Como fazer para crescer velozmente?

Será que o crescimento de uma empresa depende exclusivamente das decisões dos seus gestores? Ou será que parte do crescimento depende do mercado, do amadurecimento natural do ciclo de vida de um produto ou serviço? Ou, crescer rápido é uma questão apenas de se investir mais e mais em marketing?

Crescer é um processo de amadurecimento, que deve seguir um ritmo dado por duas forças que devem se equilibrar: as nossas decisões e os investimentos de comunicação e marketing que podemos fazer e, por outro lado, o tempo de resposta do mercado. A segunda força é externa e, portanto, incontrolável.

Se, com nossas decisões e investimentos em marketing, empurramos demais nosso crescimento, sem estar preparados para entregar um produto ou serviço de qualidade, arriscamos colocar tudo a perder. Uma boa campanha de marketing é a forma mais rápida de se destruir um serviço despreparado ou um produto ruim.

Mesmo quando penetramos mercados maduros devemos estar conscientes da nossa capacidade de entrega.

Se estamos criando um novo mercado, caso das empresas inovadoras, tanto mais cuidado, melhor, para não dar um passo maior que as pernas e acabar sem dinheiro no caixa.

Alexandre Ribenboim.