Cobertor curto

wpid-coordenacao.bGWA2a2K1hc8.jpgYou can raise the bar or you can wait for others to raise it, but it’s getting raised regardless.“, Seth Godin.

Em uma pergunta: qual é o principal problema das pequenas empresas em crescimento? A resposta: O cobertor curto. Tudo falta, tudo é limitado, principalmente, claro, dinheiro e tempo.

Os demais recursos que ficam faltando derivam da falta de dinheiro e tempo, tais como: não temos espaço físico, não temos mão de obra para dar conta da produção, não temos dado foco no treinamento dos funcionários e no suporte aos clientes, não temos tempo para contratar um assistente financeiro, etc. Nestas horas, o empreendedor está dormindo pouco e trabalhando nos finais de semana para dar conta das pendências.

Como atenuar o efeito do cobertor curto? Há algo que, em pouco tempo, possa diminuir as consequências da falta de dinheiro e tempo?

Excetuando-se as fórmulas mágicas como ganhar na loteria ou multiplicar as horas do dia por 5, há, sim, uma ação que pode, aos poucos, desafogar parte dos efeitos do cobertor curto. Esta ação é a coordenação.

O dicionário Aurélio diz: “Coordenação – Relação entre elementos que funcionam de modo articulado dentro de uma totalidade ordenada.

Nas empresas, a coordenação é viabilizada através de processos documentados e disseminados entre os funcionários e com a implantação de sistemas e ferramentas. A coordenação faz com que os funcionários e parceiros trabalhem somando esforços. Sem ela, o que se vê são pessoas batendo cabeças, gerando atritos e queimando recursos valiosos como tempo e dinheiro.

Comece por documentar os principais processos do seu negócio e faça seus funcionários revisarem e melhorarem esta documentação. Reuna os envolvidos em cada processo para pensar em como se pode otimizar o processo. Dissemine e respeite esta documentação.

Em seguida, procure oportunidades de ganhos de produtividade com a implantação de ferramentas e sistemas. A internet oferece dezenas de ferramentas com preços relativamente baratos (alguns até de graça), tais como: o mais simples webmail e calendário compartilhado até a gestão das finanças e de projetos colaborativos.

Ainda no dicionário Aurélio: “Empreender – Deliberar-se a praticar, propor-se, tentar (empresa laboriosa e difícil).

Alexandre Ribenboim.